30 junho 2014

Fazendo graminha para o Gato (Grama de gato) com milho de pipoca


Eu já tinha falado aqui que os gatos comem plantas, também explicando o porquê disso (se não viu clique aqui). No mesmo post também mostrei algumas graminhas que só basta comprar e regar para que uma planta cresça e o animal desfrute dela. Mesmo sendo uma alternativa legal e higiênica, se torna um pouco cara para quem quer comprar muitas ou para quem tem muitos bichanos. Comecei a procurar alguma alternativa barata, então foi aí que caí no blog Louca dos Gatos. Além de conter postagens super interessantes (recomendo dar uma passada lá), também mostra uma alternativa super barata para quem quer disponibilizar uma graminha para seu animal. 

É uma alternativa ótima, pois além de [muito] barata, é super fácil de ser produzida. Aliás, vamos aos ingredientes materiais?


  1. Um recipiente para servir de vaso para colocar a planta. Nesse caso os custos podem ser variados, pois todo tipo de recipiente pode ser um vaso, até uma garrafa pet cortada pela metade. No meu caso eu usei um pote de doce de leite. Higienizei (coisa óbvia e que eu não preciso falar que é essencial fazer não é mesmo?!) e depois pintei o lado de fora. Aqui o custo é "zero" caso você pegue um recipiente que já tenha, mas se você quiser, pode comprar um vaso de barro, que custa aproximadamente uns 3 à 5 reais (tamanho médio);
  2. Terra adubada. Eu comprei a terra numa casa de plantas (?) por R$2,00. Esses dois reais foram bem gastos, pois vem aproximadamente 1Kg de terra adubada e dá para muitas plantagens. Você também pode encontrar a terra em lugares que vendem produtos agrícolas. Ah, e nada de pegar aquela "terra de qualquer lugar", até porque além de não funcionar bem, é anti-higiênico.
  3. Água. Aqui não é preciso falar muita coisa, apenas que a água ser apropriada para se regar uma planta. Tem gente que pega a água que sobrou daquela lavagem de roupas (estranho né?!), então nada de fazer isso! Hahahaha;
  4. Grãos de milho. Há lugares que vendem de acordo com a necessidade do cliente (você escolhe a quantidade), mas ao menos no supermercado que fui, encontrei apenas um pequeno saco de grãos de milho que custa R$3,50. Vem vários grãos, ou seja, dá para se fazer várias "carradas" de plantas. Aliás, se você não sabe qual é, esse é aquele mesmo milho que você faz pipoca de panela (não vale de microondas viu? Rum u_u);
Juntando todos os gastos e uma certa variação no preço dos materiais, você não gastará mais que R$15. E o melhor é que você pagará R$15 e dará para fazer muitas graminhas, dependendo do tamanho do recipiente, claro.

O modo de fazer é beeeeem simples, acho que nem era preciso eu colocar aqui. Mas como sou muito legal... :-)

  1. Pegue o recipiente e higienize-o.
  2. Coloque um pouco de terra até cobrir metade do vaso.
  3. Com metade do vaso coberto, coloque os grãos de milho.
  4. Cubra com terra, pressione um pouco, e regue. Aliás, recomendo regá-la no mínimo de dois em dois dias, de forma com que o vaso não fique encharcado.
  5. Espere a planta crescer Hahahaha.
Agora entendeu o "nem era preciso eu colocar aqui"? É muito, MUITO simples. E o melhor é que no final vão nascer graminhas saudáveis e bem verdes. Dá até pena de dar para o gato destroçar comer.

O crescimento da planta é BEM emocionante, sério. Eu mesmo adorei acompanhar, toda vez que via uma graminha saindo da terra eu corria pra contar a minha irmã hahahahaha. Aliás, falando no crescimento, eu fiquei tão vidrado nele que rendeu algumas "curiosidades":

  • A primeira folha de grama apareceu quatro dias após eu plantá-la. Ela continuou crescendo continuamente até as outras começarem a aparecer apenas 1 dia depois;
  • Em menos de duas horas após a primeira folha aparecer, ela cresceu 2 milímetros;
  • O crescimento durou aproximadamente 6 dias;
  • Ela não necessita de contato direto com a luz do sol, basta colocar em um lugar claro (sombra) e com corrente de vento (não pode ser um lugar fechado).
Aaah sim, eu fiz um vídeo resumindo tudo que falei acima. Como bônus, mostrei o crescimento da planta <3. Veja abaixo:



Links das postagens do "Louca dos Gatos" aqui e aqui.
Postado por Jansen Barros

4 comentários:

Acabei de fazer p minha sharon! Não vejo a hr de crescer!
Vou fazer pra Charlotte...
Anônimo
VC fala que não pode ser grãos de milho de pipoca de microonda porque só pode o de panela
Legal vou fazer 👏👏👏

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.