10 agosto 2012

Quais são os tipos de Rações?

Muitos pensam que ração é tudo igual e que não existe diferença entre os vários tipos que existem no mercado. Pois muito pelo contrário, as rações podem ser divididas em Normal (ou Standard), Premium e Super Premium. Ainda existem aquelas vendidas em lojas de produtos agrícolas, que são de uma qualidade duvidável e que não são capazes de suprir completamente as necessidades nutricionais do bichano. As diferenças entre os tipos que vou mostrar variam do preço ao valor nutricional.

Normal (ou Standard)
Esse tipo de ração possui um teor muito baixo de proteínas, e por esse fato, ela fica sendo um tipo não tão bom, pois não supre a quantidade necessária de proteínas por dia. É por isso que o bichano precisa ingerir um volume maior para complementar essa pequena falta de nutrientes. Pelo fato dos seus ingredientes não serem um dos melhores, ela fica sendo mais barata do que as outras. Tudo bem que o gato pode viver com esse tipo de ração, mas ele merece algo melhor para um desenvolvimento saudável. Muitas dessas rações possuem grandes quantidades de corantes e conservantes que podem causar algum tipo de problema ao animal.

Premium
O bom seria que todo gato fosse alimentado por rações 'Premium'. Pois elas são mais baratas do que as 'Super Premium' e possuem mais proteínas e uma matéria-prima de maior qualidade em relação a 'Normal (ou Standard)'. A Premium possui maior quantidade de proteína vegetal em sua composição. Em algumas produtos, existem uma certa quantidade de corantes e conservantes, mas não em uma grande quantidade como a 'Normal (ou Standard)'.

Super Premium
Uma ração 'Super Premium' é um tipo que tem uma qualidade praticamente perfeita. Sua composição é feita com 100% proteína animal (que é ÓTIMA em nutrição para os felinos) e por isso tem uma maior digestibilidade, ou seja, a digestão, absorção e utilização da proteína de carne animal é muito melhor do que das proteínas vegetais. O preço é mais elevado do que o da 'Premium', mas mesmo assim, traz uma ótima vantagem, a de que o animal terá uma saúde mais sadia,  e assim, tendo menos problemas. Outra vantagem é que o animal se sente satisfeito mesmo tendo comido uma porção pequena do alimento.

Particularmente eu recomendo a ração do tipo 'Premium' que é mais "em conta" do que a 'Super Premium', e melhor nutricionalmente do que a 'Normal (ou Standard)'. O ideal é que você consulte o veterinário antes de qualquer decisão. Pois a escolha pode variar de acordo com a rotina do gato, a frequência que ele faz atividades físicas, sua idade e seu peso.
Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.