15 agosto 2012

Gato comendo Ração para Cachorro?


Muita gente já deve ter dado ração de cachorro para gato (ou vice-versa) ou por falta de tempo ou por engano. A maioria dessas pessoas não sabem o que estão fazendo e quem sai perdendo é o coitado do animal. Pois os gatos e os cachorros tem hábitos e necessidades alimentares muito diferentes, e o consumo prolongado da ração errada pode trazer alguns sérios problemas para o animal. Em uma reportagem, a veterinária Denise de Oleiveira, explicou um dos problemas que podem surgir.
As rações de cachorro, por exemplo, têm uma série de nutrientes adequados para animais que são ativos. Como os gatos são mais sedentários, a ração do cão pode render casos de convulsão e até doenças neurológicas.
Tem gente que dá a ração errada e continua disponibilizando, pois não vê o animal passando "mal", e acham que esse "mal" só acontece quando o animal desmaia, vomita, ou algo do tipo. Alguns dos ingredientes que podem fazer muito bem para o cachorro, se consumido pelo gato, não trará o mesmo benefício, e na maioria dos casos, afeta seriamente a saúde do bichano. Um deles é a taurina, que é produzida pelo organismo do cachorro e não é produzida por o do gato. Então se o gato comer ração de cachorro (que não possui taurina, uma substância muito importante na saúde do gato), pode trazer  vários riscos, como  problemas oculares, e podendo chegar à uma cegueira (só por causa da ausência dessa substância). Muita gente que tem gato e cachorro em casa, já deve ter visto o gato/cachorro dando uma 'beliscadinha' no alimento do animal oposto. O consumo de vez em quando (pela vontade do animal é claro) não trará muitos problemas. Uma boa dica é a de que você coloque a comida em um cômodo que o animal não frequente. Por exemplo: um gato que come o alimento do cachorro, e esses mesmos alimentos ficam na cozinha, a coisa a fazer seria colocar a comida do cachorro em um lugar em que o gato não frequente, e o cachorro sim (não vale banheiro, nem quarto), contudo que seja um lugar confortável para o 'REX'. Outra boa dica é estipular um horário e disponibilizar a comida dos dois animais em uma mesma hora, colocando a comida do gato em um lugar mais alto,  para que o cachorro não a alcance. E assim que o animal já estiver satisfeito, retire o alimento que restou.

Então se você conhece alguém que dê ração de gato para cachorro, ou de cachorro para gato, alerte dos problemas que podem surgir, pois quanto menos o tempo de consumo indevido, menos problemas surgirão. Se o consumo tiver iniciado a tempos e acontece até hoje, o melhor de tudo é procurar um veterinário.
Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.