27 junho 2012

Viajando com seu gato

E se eu quiser leva-lo comigo na viagem? Posso? Provavelmente. Isso só irá depender do lugar que você vai, se esse lugar aceita animais de estimação, e da sua paciência é claro. Essa seria uma ótima alternativa para quem não quer ficar preocupado o tempo todo com o gato, pensando se ele está bem, se aconteceu algo, e tal. Pois é, mas esse "sonho" pode se tornar um pesadelo, e você pode ficar tão preocupado com o gato no hotel (ou na pousada) do que se ele estivesse em casa. Por exemplo, você vai passear e deixa o gato no lá quarto, parado, no maior tédio, não podendo de forma alguma solta-lo pelos lugares, ou pelos corredores, a menos que você fique com ele o tempo todo, o vigiando. As vezes o gato fica praticamente o dia todo na caixa de transporte, tendo somente algumas horas para curtir o lado de fora da caixa. O óbvio é que você precisa-rá dar muita atenção à ele (quando digo muita, é muita mesmo). Mas se mesmo assim você quiser levar o bichano com você, não tem problema, vou mostrar coisas para seguir antes de entrar no carro, ônibus e/ou avião, a fim de dar tudo certo.


No ônibus: cada companhia rodoviária possui suas regras quanto ao transporte de animais. Portanto, antes de adquirir as passagens, recomenda-se consultar as empresas. Em geral, as companhias autorizam o transporte de animais de pequeno porte em caixas específicas.


No carro: para os animais não acostumados, é recomendável que se dê algumas voltas com ele, dias antes de partir. Eles devem ficar no banco de trás e não devem colocar a cabeça para fora da janela - além de perigoso, o condutor pode ser multado. Existem no mercado opções muito úteis para viagens: cinto de segurança para cães, caixinha de transporte , ou ainda grades de proteção nas janelas.


No avião: no caso de viagens nacionais, atestado de vacinação e de saúde, emitidos por um veterinário, é exigido  pelo Ministério da Agricultura. Em viagens internacionais, é necessário que se solicite ao Ministério da Agricultura o Certificado Zoo-Sanitário Internacional. Deve-se, antes de tudo, consultar o Consulado do país de destino, pois as regras de transporte de animais variam conforme o país.


Dicas adicionais

Conforme já falado anteriormente, um dos melhores lugares para se transportar o animal é através da caixa de transporte, em que o animal deverá se sentir seguro e confortável. Se ele ainda não se acostumou, não se preocupe, dias antes vá colocando brinquedos dentro do transportador, para que o bichano vá se adaptando com ele. Coloque-o dentro da caixa, e dê um passeio de carro pela cidade (como citado ali em cima), em que você verá o seu comportamento. Dê mais algumas voltas, e assim, ele já terá pelo menos, sentido como é andar dentro da caixa de transporte. 

Importante: antes de viajar é importante que o animal esteja em jejum (de água e comida) de no mínimo 2 horas. Antes de partir, leve o gato à caixa de areia, para ver se ele não precisa fazer mais nenhuma necessidade. Durante as viagens longas, o bom é dar algumas paradas e soltar um poco o bichano, para a viagem ser o menos estressante possível. Ah, não esqueça, para evitar os enjoos, consulte seu veterinário para receitar algum remédio específico. 


Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.