17 fevereiro 2012

Raças de Gato #6: Siamês e Chartreux

Siamês



Uma das primeiras raças a chegar ao Brasil, de enorme popularidade, cativa pelos seus belos olhos azuis, tipo exótico e natureza amável. Existe o Siamês oficial, de corpo bem longilíneo, orelhas grandes e cabeça triangular, e o não oficial do tipo mais encorpado, de orelhas pequenas e cabeça redonda (o mais comum visto por nós). 

Nome: Siamês

Características: o corpo é de tamanho médio; seu pelo é curto; os olhos são de tamanho normal e cor azul; orelhas grandes; e sua cauda é comprida; o seu focinho (como também as patas, as orelhas, etc.) tem uma espécie de mancha escura. Essa mancha fica mais escura ao longo dos anos, e que pode acontecer ou não.

Tempo Médio de Vida: 12 anos.

Curiosidades: em relação ao dono, ele se comporta mais como um cão do que como um gato; geralmente, concede o seu total afeto a um só membro da família, demonstrando até indiferença pelos outros; é um gato de psicologia complexa, freqüentemente imprevisível em suas reações; no período dos cios (um tipo de período de acasalamento para as fêmeas), emite miados e uivos pouco graciosos, semelhantes aos de uma criança recém-nascida.



Chartreux

O Chartreux é um gato dócil, afetuoso, amável, brincalhão, com uma forte personalidade e muito independente. Com o seu olhar doce e pelo lanudo, cativa qualquer um. Para ser reconhecido pelos criadores como um autêntico gato de raça, o gato de Chartreux não deve ter um pelo branco sequer. Como o siamês, o Chartreux é bastante apegado ao seu dono.

Nome: Chartreux.

Características: peito largo e musculatura forte; pelo curto e macio; a maioria das vezes sua pelagem é de cor cinza-azulada; os olhos podem ter todas as tonalidades, do amarelo-ouro ao alaranjado; nariz curto; e calda firme; ele é bastante leal e como é esperto, é fácil de lhe ensinar a buscar objetos.


Tempo Médio de Vida: 13 anos.

Curiosidades: machos e fêmeas são de grande beleza, sendo que os machos apresentam maior vigor físico; gostam de brincar com outros animais e crianças, aprendem rápido seu próprio nome e atendem quando chamados; este gato, apesar da aparência calma, tem boa disposição para a caça, e é um grande inimigo dos ratos de esgoto.
Postado por Jansen Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.