16 fevereiro 2012

Raças de Gato #5: Scottish Fold e Sphynx

Scottish Fold

Eu tenho praticamente certeza que você deve estar se perguntando: "Ué, o qu
e aconteceu com as orelhas desse pobre coitado?" Acertei? Mas enfim, em 1951, apareceu um filhote com orelhas dobradas numa ninhada que nasceu de uma gata de fazenda. Originários das cercanias de Coupar Angus, na Escócia, esses gatos tornaram-se desde então conhecidos como Scottish Folds ("Pregas Escocesas" em tradução livre). A gata original, chamada Susie, deu à luz um outro filhote branco, também de orelhas dobradas. Foi então que um pastor local, chamado William Ross, decidiu estabelecer toda uma nova raça com as características orelhas dobradas.

Nome: Scottish Fold.

Caraterísticas: orelhas dobradas (é claro);  o nariz é pequeno e tem uma pequena retraída; os olhos são grandes e redondos, realçando a natureza amistosa destes gatos; as áreas coloridas do pelo devem ser bem distintas e não misturadas com o pelo branco. 

Tempo Médio de Vida: 15 anos.

Curiosidades: as orelhas de um filhote de Scottish Folds necessitam apenas de duas semanas para ficarem totalmente dobradas; apesar de geralmente os gatos dessa raça terem o pelo longo, o primeiro Scottish Fold foi na realidade um gato de pelo longo.


Sphynx


A maioria das pessoas acha esse gato a "coisa" mais feia do mundo. Mas pelo contrário, esse gato tem um certo charme e pra mim, ele é muito bonito e fofo. Em 1966, em Toronto, no Canadá, uma gata doméstica deu a luz a um gatinho totalmente sem pelo. Descobriu-se ser ele uma mutação natural e assim nasceu a raça Sphynx, totalmente sem pelo. Que dizer, o Sphynx não é totalmente sem pelo, ele possui uma fina penugem, como um pêssego, dando a impressão (visualmente) de que não haja pelo algum.

Nome: Spynx.

Características: os olhos grandes, um pouco oblíquos, bem espaçados, e com um olhar muito expressivo; possui corpo longo e esguio, assim como suas patas e cauda.; suas orelhas são muito grandes e pontiagudas.

Tempo Médio de Vida: 11 anos.

Curiosidades: por não terem a proteção do pelo, não podem ser expostos ao frio; a pele do sphynx transpira como a do homem, ou seja, através dos poros; os filhotes na maioria das vezes nascem com a pele enrugada.
Postado por Jansen Barros

2 comentários:

Anônimo
sao muito fofos essas raças!
eu gosto da quele gato sem pelo eu acho lindo :s
:g
:c

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.