15 fevereiro 2012

Raças de Gato #4: Maine Coon e Burmilla

Maine Coon


Foi reconhecido primeiramente como raça no estado do Maine nos EUA, onde era valorizado e muito reconhecido por sua habilidade em caçar ratos. A própria natureza o moldou como um gato forte e robusto, para suportar os invernos severos e a grande variedade de temperaturas da região, assim como o trabalho árduo de caçar ratos em fazendas.

Nome: Maine Coon.

Características: musculoso; tamanho grande; os olhos da raça Maine Coon são grandes e expressivos, e as cores dos olhos geralmente são verdes ou douradas; sua pelagem é curta nos ombros e mais longa na região do estômago.

Tempo Médio de Vida: 13 a 14 anos.

Curiosidades: o que impressiona na raça, além da sua beleza, é o seu tamanho, que pode chegar ao triplo de outras. Um macho pode chegar a pesar 11 kg. Seu comprimento supera os 50 cm, sem contar a cauda. E na maioria das vezes, as fêmeas são menores do que os machos.


Burmilla


Esta raça é provavelmente uma das mais recentes. Com pouco mais de vinte anos, ela surgiu do cruzamento de um exemplar da raça Birmanesa com outro da raça Chinchila. O seu belo manto macio logo cativou alguns admiradores que rapidamente juntaram esforços no sentido de fazer deste gato, uma raça reconhecida internacionalmente.

Nome: Burmilla.

Características: olhos são grandes, afastados, ligeiramente oblíquos; a cabeça tem tamanho médio, e é arredondada. a face é larga, mas vai se afilando num triângulo curto e obtuso; Bochechas cheias, redondas.

Tempo Médio de Vida: 12 a 13 anos.

Curiosidades: a raça resultou do cruzamento entre um Birmanes lilás e um Persa prateado do tipo chinchila. Os primeiros filhotes nasceram em decorrência de um acasalamento não planejado, mas sua proprietária, a baronesa Miranda von Kirchberg, acabou por utilizá-los em um cuidadoso programa de criação que desenvolveu as qualidades desejadas na raça, como o leve sombreado, os olhos ligeiramente oblíquos e o temperamento ativo e amistoso. Os Burmilla foram apresentados pela primeira vez em exposição da Cat Association em 1983, apenas dois anos depois de iniciada a sua criação.

Postado por Jansen Barros

2 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.
No Gatil Ágata você encontrará filhotes de Burmilla, e também de Maine Coon!

www.gatilagata.com.br

Acesse e veja muitas fotos de Burmilla e Maine Coon!

Postar um comentário

Gostou? Tem alguma dúvida? Pode comentar.